Entenda como funciona a inteligência artificial!

O primeiro contato foi com os filmes de ficção científica, mas agora ela já está integrada à nossa realidade. Muitos querem saber como funciona a inteligência artificial (IA) e se realmente ela chega para substituir o trabalho humano.

Esse não é o caso, definitivamente. A IA vem para auxiliar o cotidiano de muitas pessoas, trazendo recursos interessantes, principalmente para as empresas.

Neste post, você conhecerá melhor esse assunto! Saiba como a inteligência artificial já aparece atualmente e quais são seus benefícios. Confira!

Entenda o que é a inteligência artificial

A proposta da IA é simples: criar sistemas e dispositivos que consigam reproduzir métodos de raciocínio humano. Na ficção, os robôs inteligentes e que desenvolvem capacidades acima do esperado assustam, mas a realidade é bem diferente. Os projetos de IA visam justamente criar soluções de apoio ao homem.

As máquinas e os sistemas com tecnologia de IA são feitas para seguirem comandos pré-programados, mas também estão em constante aprendizado. Assim, a todo momento que estiverem em contato com novas informações, esses sistemas estão aprendendo e se desenvolvendo.

A inteligência artificial tem grande influência em sistemas automatizados. É ela que permite que tarefas sejam realizadas sem a necessidade de um comando, o que também só acontece graças a uma configuração prévia.

A origem da IA e o desenvolvimento

Essa tecnologia teve os primeiros estudos iniciados em 1950. Nessa época, a execução de tarefas, como problemas matemáticos, marcavam os testes da IA no período.

O desenvolvimento seguiu nas décadas de 60 e 70, apoiados pelo Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA), o Departamento de Defesa dos EUA. Foi para eles que, em 2003, o primeiro assistente pessoal foi desenvolvido. Ele era algo como um antepassado da Siri, desenvolvida pela Apple.

Entretanto, desde a década de 80, o IA recebeu um reforço de peso: o Machine Learning. Essa tecnologia fez com que os sistemas pudessem aprender com experiências, não se limitando a executar funções pré-configuradas.

Atualmente, essa tecnologia é fundamental para o entendimento de IA. O Machine Learning possibilitou a evolução do recurso, o tornando cada vez mais aplicável em soluções cotidianas.

Veja algumas aplicações da IA no cotidiano

A curiosidade sobre como funciona a inteligência artificial é grande, mas você com certeza já teve contato com ela no seu dia a dia. Essa tecnologia está mais inerente ao cotidiano do que se pode imaginar, sempre auxiliando em tarefas diversas.

A seguir, confira alguns bons exemplos da aplicação da IA e como ela se mostra útil nessas situações.

Medicina

A medicina já vê a aplicação da IA, especialmente, em diagnósticos. Sistemas já são capazes de ler exames e identificar a existência de tumores, como o câncer. Tudo isso por meio do deep learning, técnica que permite a identificação de características por meio de imagens.

Os robôs também já são utilizados em cirurgias, desde as mais simples até aquelas de alta complexidade. Eles ainda são controlados por médicos, mas já existem estudos em curso para que, em um futuro breve, tudo seja feito pela IA, com base no machine learning.

Smartphones

Os smartphones têm diversas funções possibilitadas graças a IA. A principal delas e já citada neste post é a Siri, assistente inteligente que executa diversos tarefas por meio dos comandos de voz. Entretanto outras pequenas intervenções fazem muita diferença.

A identificação facial nas fotos é mais um desses recursos, com base no deep learning. O corretor ortográfico, que divide opiniões, também é um recurso de IA. Ele analisa as recorrências de conteúdos, consultando sua própria base de dados e, quando vê algo escrito errado, sugere correções.

Videogames

Os videogames trazem o melhor exemplo de como funciona a inteligência artificial, talvez sendo o mais próximo do que a ficção mostrou ao longo dos anos. A aplicação é feita em diversos games, para que a experiência seja mais realista. Assim, as condições de jogo ficam mais verossímeis e oferecem respostas interessantes.

Nos jogos de esportes, por exemplo, os adversários controlados pela máquina têm alta capacidade competitiva. Em jogos de futebol, a capacidade de criar jogadas e encontrar companheiros livres para receber passes é a mostra clara disso.

Atendimento

Os chatbots são um bom exemplo de como a IA pode ser prática e muito eficiente em tarefas cotidianas. As empresas usam esse recurso para automatizar o atendimento, oferecendo informações e soluções simples a quem visita páginas da web.

Esse recurso, na maioria das vezes, substitui ligações telefônicas, pesquisas e envio de e-mails. Os chatbots são programados para saberem como interagir, identificando as informações fornecidas pelo usuário. Esse trabalho pode ser proativo em muitas vezes, quando o chat oferece alguma ajuda.

Rotas

A IA também aparece nos aplicativos de GPS que mostram o trânsito, cada vez mais comuns e amplamente utilizados. Esses sistemas sugerem as melhores rotas, diante de informações de engarrafamentos, trechos com muitos sinais ou que são naturalmente mais lentos.

A inteligência artificial faz a comparação entre as possibilidades das rotas, calculando qual seria a mais rápida para o motorista. Assim, é capaz de traçar o melhor caminho a ser seguido, levando em consideração os fatores que influenciam no tempo do trajeto.

Conheça a relação da IA com o Big Data

O Big Data ajuda a entender como funciona a inteligência artificial em alguns sistemas específicos. Ele nada mais é do que uma prática cada vez mais comum na tecnologia: a leitura de dados em larga escala.

Assim, sistemas de diversos tipos são capazes de reunir conteúdos e analisá-los a fundo, a fim de gerar insights e oferecer bases sólidas para a tomada de decisões. Contudo o Big Data também é utilizado na inteligência artificial.

O Machine Learning é potencializado pelo Big Data

Nesse contexto, ele permite que os sistemas tenham acesso a um volume maior de dados, potencializando sua capacidade analítica e de aprendizagem.

O Machine Learning é um campo da ciência que aplica a possibilidade de aprendizado em sistemas comuns. Ele identifica as informações que tem acesso e cria um banco de registros.

Esses arquivos são utilizados como a fonte de referências do sistema em questão. O Machine Learning ajuda a IA a analisar todos os dados aos quais tem acesso. Assim, eles servem como base para gerar respostas e executar atividades.

Nesse caso, o sistema de IA está sempre aprendendo, a ponto de se desenvolver e estar cada vez mais apto a cuidar de demandas. Se o Big Data dá auxílio, naturalmente o volume de referências analisado é maior, potencializando o Machine Learning.

Agora que você já sabe como funciona a inteligência artificial, consegue perceber que ela é diferente de como os filmes retratam, mas já é importante no cotidiano!

Aproveitando o assunto, saiba mais sobre como IA e business intelligence se relacionam!

One thought on “Entenda como funciona a inteligência artificial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *